email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pais e filhos



Não há nada mais miserável do que viver através dos filhos, ou seja, querer que eles sejam o que não pudemos ser. Isto leva, em regra, a dois pregos: ou ficam com a personalidade de uma amiba ou ficam iguais a  nós. Pais assim são, também em regra, narcisistas magoados ou cavaleiros de armadura.
Já ouço o cântico: então há algum mal em passar os nossos  valores às crianças? Nenhum, se os tivermos, claro. Isso é diferente  de lhes dizer que esses  são os únicos valores, os malmequeres no deserto.
Outro coro: e qual é o mal de dar ao meu filho uma  vida melhor da que eu tive? Nenhum, só que essa vida má que viveste, não esqueças, é a tal que vai dar uma boa aos  petizes. Tens  a certeza de que era assim tão má?
Todos juntos: então o que é educar, caramba?
Cada um fala por si. Comigo,  é dar-lhes a liberdade de recusar o que precisam e ensiná-los  a fazer o que não querem. A partir daí, são livres.

2 comentários:

  1. A racionalização e programação obsessiva da educação dos filhos parece por vezes o reflexo de um profundo egoísmo de pais e mães que, na verdade, vivem voltados para si próprios. Houve e haverá sempre pessoas incapazes de amar os seus filhos, agora há é uma maior censura social, temos que ser "bons pais" e que fazer coisas estranhas como ter tempo de qualidade(!) com os nossos filhos. Penso que um pai (ou uma mãe) que ama o seu filho não se esforça por ser "bom pai", é apenas "o pai" e isso é quanto baste. É mesmo tudo.

    ResponderEliminar
  2. Escolha irrepreensível da foto, um baile de debutantes :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.