email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Elas falam, eles ouvem


Aviso: isto só se aplica a casais antiquados, ou seja, hetero e  casados, ou  juntos, há muito tempo.
A queixa é recorrente  nelas. Chegam a casa, miúdos já crescidos e nas suas vidas, e querem conversar.Com  a vida mais difícil, mais aconchego querem.  Os marrões  respondem por monossílabos.
Se lerem o Dunbar ( os distraídos), que eu o Luís Januário andámos a discutir na Idade Média da blogosfera, percebem que  "cimento social" são elas. Se dependesse dos homens, mesmo a mais pequena das aldeias seria Tóquio no que toca  a novidades. Nas famílias, quem une,  cose e restaura as relações são elas. E com o quê? Com a língua.
A pergunta de cem milhões que elas me fazem é: Por que é ele assim? Ficam tanto mais picadas quando o vêem muito falador com os amigos na Junta, no clube de bola, nos casamentos.É uma boa pergunta, porque a resposta está na pergunta.
Eles foram  sempre assim, elas é que mudaram.Passou o tempo de fazer a casa, criar os miúdos, veio a meia idade e eles ali ao lado. Elas começam a pensar neles como um amigo, um companheiro, uma extensão doméstica do seu mundo de cumplicidades e gossip. Eles não estão nem aí. Eles  dizem-me que não falam porque já falaram tudo. É claro que se caírem por uma jovem colega de trabalho a coisa muda. Claro, tem de se trabalhar a relação.Claro.
 A rainha Sofia dizia que o silêncio mata o amor. Tem razão. Sabem elas e, pelos vistos,  eles também.

4 comentários:

  1. " A rainha Sofia dizia que o silêncio mata o amor."


    Se isto não fizesse das sucessivas amantes do rei mulheres mais inteligentes e, por arrastamento, do cretino do rei, eu diria que a rainha Sofia é uma mulher muito inteligente.

    nota: opto, deliberadamente, por não utilizar aspas que, conforme se sabe, silenciam tudo o que tocam. O mesmo se aplica aos itálicos, mas aí é por total inaptidão técnica, o que só me dá um prazer acrescido.

    ResponderEliminar
  2. ainda ontem pensei no facto de ter mais paciência para escutar alguns dos meus amigos que a minha mulher...

    sem razão aparente (a não ser a cumplicidade masculina ou a amizade).

    ResponderEliminar
  3. Eles ouvem? Talvez oiçam a barriga a dar horas e pouco mais.
    P.S. Com honrosas mas verdadeiras excepções.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.