email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Assai tormentata


Como tenho algumas traduções de Séneca, escolho uma na mais bela língua: brevissima, invece e assai tormentata è la vita di coloro che dimenticano il passato, transcurano il presente e temono il futuro. A síntese do andaluz é perfeita. Quem esquece o passado, negligencia o presente   e teme o futuro, só nos dias do fim compreende  que ocupou o tempo a fazer coisa nenhuma.
Há combinações ( não há moelas). Posso pagar os olhos da cara para fazer desaparecer  as rugas, cumprir dieta nazi mas viver angustiado com o fim do mês. Ou passar o tempo a remoer, mas ignorar as isoflavonas de soja e o fim do mês. Enfim, os piores são os que preenchem as três categorias.
Remédios? Sim, os químicos, que te tornam insensível à tua miséria ( o papel que Freud destinava aos estupefacientes). O problema é que o efeito não dura muito.
A minha  aposta é no presente.Ele é o eixo que te permite encaixar os golpes passados e fortalecer-te para o combate de amanhã.Por exemplo, se perdeste  um filho ou um amor e tens agora outros, leva-os à feira e comam algodão-doce. Se receias não chegar a velho, alegra-te por os teus dias sobre esta terra terem dispensado algálias e canadianas.

4 comentários:

  1. Em tempos (não muito idos, que não sou tão vetusta figura) tive uma teoria lindinha de mesa de café que versava deste modo: o Presente existe entre dois gigantes. Depois, deixei-me de teorias e confesso que prefiro assim, um tempo sem ordens de grandeza/superioridade, mais como uma dança. "Há combinações", como diz, Filipe. Valham-nos a todos as combinações. Com o amor e o sexo é igual, que compartimentos estanques não dão com nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. também prefiro assim, Alexandra, os sonhos ( e os pesadelos)sabem-no bem.

      Eliminar
  2. Gostei.. no final de ler fiquei com lágrimas nos olhos.
    É tão bom conseguir agarrar o presente com essa alegria.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.