email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que é resistir?


O tempo e resistência são as categorias maiores. Viradas para a sobrevivência à perda, dediquei-lhes um livro, São, no entanto, gerais. Uma ruptura amorosa, um despedimento, uma doença, enfim, todo o mato de erva-de-elefante acoita testes à forma como as combinamos.
No outro dia,  dizia a uma mulher, ocupada com um teste de peso, que, quanto mais difícil é a exigência, mais possibilidades temos de cortar orelhas  e sair em ombros. Naturalmente, achou-me tolo. Mais ou menos. O que lhe quis transmitir-lhe é que quanto pior é o desafio, mais possibilidades temos de dar o máximo.
O instinto de sobrevivência é uma droga poderosa. Se já estiveram em situações very touchy, deram conta que tudo parece acontecer em cãmara lenta É como se quiséssemos apreender tudo, retalhar as fracções de tempo para não nos escapar nenhuma alternativa. Por outro lado, diante de um ataque leonino, o Péricles dentro da nossa  cabeça mobiliza o povo todo.
Mesmo que sejas dado à melancolia fatalista, se estiveres entre a espada e a parede há sempre a esperança que ganhes tino: se queres continuar a viver a bela melancolia, apoia-te na parede e salta sobre a espada.

2 comentários:

  1. Não li com muita atenção, Filipe, mas veja só isto, que é de deixar uma gaj, er, pessoa, totalmente rendida à vida:

    http://panadosearrozdetomate.blogspot.pt/2013/08/diagnostico.html

    Não tem grande relação directa com o seu post, mas isso agora não é relevante (luxos de comentadeira :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.