email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

domingo, 29 de setembro de 2013

Não ser dois






Ele há definições que  só os engenheiros da alma humana ( como Estaline  baptizava os escritores) são capazes . Já andámos de volta do realismo depressivo, sublinhando o carácter homoclítico, sólido, pouco sonhador. Existe uma terra verde  entre esses e os depressivos e nela habitam  Diana e o  herói  de Bioy Casares ( o grande amigo de Borges ). O homem incapaz de amar prefere  a mulher instável  e firme, pecadora e decente. Têm de ler a finíssima problemática da fixação de dunas para entender, mas o tom está dado.
 E o tom é a combinação negativa. Mil vezes preferível ao "Eu e o Rúben completamo-nos". A combinação negativa permite, como lembra Bioy, que cada um seja como é. E  eu acrescento: e que nenhum seja os dois.


1 comentário:

  1. É exatamente o meu medo. Anular-me, ficar a babar. Acho a sua frase optima. O que tem de melhor o amor é tornar-nos melhores, se não torna algo está seguramente errado.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.