email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

domingo, 27 de outubro de 2013

Ansiedad


Se não quiserem o King, usem este  quizz, muito profissional.
A ansiedade é o tempo antecipado. Numa apresentação científica, num encontro  sexual, numa final da Taça,  na espera pelo diagnóstico de possíveis metástases. O que queremos  é apressar a a ampulheta, saltar sobre a flecha, repousar. Os ansiosos são gatos eléctricos.
Sim, há uma mais permanente, arraçada de angústia ou refogada com NOC, mas é de outro campeonato. O que me faz mencionar um caso recente que rebarba  as ideias feitas.
Apareceu-me à frente uma miúda de vinte poucos acabada de se licenciar numa dessas áreas modernaças-tekno que agora competem com os - e estamos no tempo deles - cogumelos. Fez-me lembrar uma actriz cujo nome  agora não recordo: pálida, olhos cinzentos, cabelos pretos compridos. Conhecia já um ou dois familiares, gente boa, mas nervosinha. Senta-se e desata  a chorar.  O Canaris de Coimbra faz a história  e nada, népias: tudo correu, até aí, bem. O problema: medo, ansiedade a calcar o futuro.
A miúda tem mais raça que um puro-sangue e não suportava a ideia de falhar. Mais: queria adiantar o relógio, saber "se dava". Deu. Um par de testes em "eventos" e já conseguiu duas encomendas para duas grandes, muito grandes empresas. Vi-a no outro dia: agora está sorridente mas  cansada. Os coelhos eléctricos são assim.

5 comentários:

  1. 10, mas não corresponde à minha auto-percepção. O teste é muito sintomatológico, digamos, não é possível ser muito ansioso mas não somatizar muito, sôtor?

    ResponderEliminar
  2. aqui não sotôrs.
    Não: há sempre alguma somatização. É preciso é procurar bem...

    ResponderEliminar
  3. Eu ainda canto melhor o Espanhol do que qualquer Quizzinho profissional :)

    ResponderEliminar
  4. 4

    "However, this little degree of anxiety may actually be a sign of too little anxiety in your life. Individuals who score in this low range sometimes indicate that they may be detached from themselves, others, or their environment. Typically this is not healthy for most and should be avoided. You can help yourself by making a more concerted effort to become reattached to significant others and your environment."

    Faz sentido, Filipe? Existe alguma coisa como ansiedade a menos?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.