email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Psicoterapia: sucesso e fracasso

A dúvida é um dos nomes da inteligência, arrumou Matamoro na edição que fez do Diccionario Privado de Borges ( 1979). Blas Matamoro  também fez muita coisa finada: um dia hei-de cá  trazer  Cuerpo y Poder- variaciones sobre las imposturas reales. A dúvida então: o que é um sucesso ou um fracasso psicoterapêutico?  Recuso a terminologia. Na dúvida,  opto por vitórias e derrotas.
Ao contrário dos grandes  sistemas  totalitários (psicanálise, DSM, cogntivo-comportamentalistas), gosto de trabalhar  entre Epicteto e Petrarca, reunindo-me  amiúde com S. Agostinho, João do Santos e  Séneca. O velho Freud, o tardio, aparece de vez em quando para o café.
Viver bem é  o alvo. Respeitar a vida, a flecha. Uma vitória  é quando o sujeito consegue viver bem sem esperança. Uma derrota é quando só espera por ela.

3 comentários:

  1. Há pessoas que sentem que ganham imenso com a psicoterapia, mesmo que para o terapeuta sejam resutados que ficam muito aquem do que gostaria. Mas acho que mesmo com a menor das mudanças vale a pena.

    ResponderEliminar
  2. Jorge Luis Borges descente de emigrante de Torre de Moncorvo se não erro

    As ditaduras fomentam a opressão, as ditaduras fomentam o servilismo, as ditaduras fomentam a crueldade; mas o mais abominável é que elas fomentam a idiotia.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.