email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

domingo, 1 de novembro de 2015

Ao trabalho: elogio do cinismo ( escola...)


Um bocadinho de teoria, hoje tem de ser.

 A página tantas, Cícero ( Tusculanas, V: XXIX) discute a posição dos peripatéticos sobre a dor em oposição à dos estóicos. A acção meritória deve ser  levada  a cabo  apesar do sofrimento.  Isto fez com que  Teofrasto se  aproximasse dos estóicos , sempre criticados pelo radicalismo da virtude acima de tudo. Não deixa de ser curioso quando hoje, na linguagem comum, associamos o estoicismo apenas à capacidade de suportar a dor . O ponto é a acção meritória, a dor é uma nota de rodapé.

Ora, fazer o que temos  de fazer  é muito próximo, por  sua vez, da regra de ouro dos cínicos. O nome da escola vem do grego  kunikos, ser/fazer como um cão. Várias teorias, a que me parece mais razoável  vem do nome do ginásio  Cinosargo ( cão branco / cão rápido)  onde ensinava o pai fundador , Antístenes.  A tal regra de ouro,  a askēsis: viver de acordo com a natureza, desprezar as convenções. O ponto comum entre a escola cínica e a escola  estóica é a aceitação do destino natural  modificado pela vontade de o perseguir.

A aplicação terapêutica  configura  uma disposição a passar às pessoas, nas palavras de Diógenes: Para quê viver,  se não te dás ao trabalho de  viver bem?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.