email para contactos:
depressaocolectiva@gmail.com

terça-feira, 2 de maio de 2017

Cenas da vida menor : explicação ( 1)


A da contracapa diz quase tudo ( clicar para aumentar), mas não tudo. Por exemplo, não diz por que razão escolhi  a forma. Quatro histórias em vez de quatro  de casos reais.

Ao contrário do que costuma dizer  um divertido  leitor ocasional deste blogue, não tenho ambições literárias: escrevo porque me falta a coragem de não o fazer ( Kraus) .Podia ter pegado em quatro casos reais e comentar . O livro traria então as inevitáveis larachas psi ou, na hipótese benigna, redundância inofensiva. Escolhendo histórias, pude assinalar  as principais categorias que, do meu ponto de vista, revestem o essencial da violência sobre  mulheres.

O princípio axial é  o domínio masculino fragilizado pelas novas  disposições femininas.
Na primeira  história, já a referi aqui, um tipo  não suporta  a ex-mulher livre e disponível para terceiros. Só a consegue imaginar assim. Ambiente rural e o cliché  obrigatório do álcool: coleccionei dezenas de casos desses na consulta.
Na segunda, trabalhei um casal de namorados: precisamente para opor à primeira história. O ciúme e a possse não precisam da idade nem do vinho, mas a protagonista é a mãe do rapaz que mata a namorada. Trabalhar a culpa.
Na terceira, uma  mulher morre por acaso.  Bentudo quer matar o marido da amante, um tipo execrável, doente e velho. Interessou-me mostrar duas categorias: o velho vínculo do casamento formal e o lado caótico da violência.
A quarta história é outra conversa, fica para mais tarde...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.